
- Sob encomenda
Pitavastatina Cálcica Biolab 4mg 30 Comprimidos Revestidos

Vendido e entregue porFARMÁCIA NEPOFARMA - ITAQUERA
R$ 164,51
Descrição do produto
Para que serve Pitavastatina Cálcica Biolab 4mg 30 Comprimidos Revestidos?
Indicação
Pitavastatina Cálcica Biolab 4mg 30 Comprimidos Revestidos é indicada como terapia complementar à dieta para reduzir os níveis elevados de colesterol total, LDL-C (colesterol "ruim"), apolipoproteína B e triglicérides, além de aumentar os níveis de HDL-C (colesterol "bom") em adultos com excesso de gorduras no sangue. Seu uso é recomendado apenas quando medidas não farmacológicas, como dieta com restrição de gorduras saturadas e colesterol, não forem suficientes para o controle dos níveis lipídicos.
Contraindicação
Pitavastatina cálcica é contraindicada para pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula, com doença hepática ativa, mulheres grávidas, em idade fértil ou que estejam amamentando, além de não ser recomendada em associação com ciclosporina (como Sandimmun Neoral) e eritromicina. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam engravidar durante o tratamento.
Orientações Gerais
A dose de pitavastatina cálcica varia de 2 a 4mg por via oral, uma vez ao dia, podendo ser administrada em qualquer horário, com ou sem alimentos. A dose inicial recomendada é de 2mg, sendo a dose máxima de 4 mg ao dia, que não deve ser excedida. Em pacientes com insuficiência renal moderada ou severa, incluindo aqueles em hemodiálise, a dose deve ser ajustada individualmente, não ultrapassando 2mg diários. Da mesma forma, para pacientes em uso concomitante de rifampina, a dose não deve ultrapassar 2mg ao dia. É fundamental seguir rigorosamente a orientação médica quanto aos horários, doses e duração do tratamento, sem interrompê-lo por conta própria. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Precauções
Pitavastatina cálcica pode causar efeitos musculares, como miopatia e rabdomiólise, especialmente quando usada com colchicina ou em pacientes com fatores de risco, como função renal comprometida, idade avançada ou uso concomitante de fibratos. Em caso de dor, sensibilidade ou fraqueza muscular inexplicadas, acompanhadas de mal-estar ou febre, o médico deve ser consultado, principalmente se os sintomas persistirem após a interrupção do tratamento. Raros casos de miopatia necrotizante imunomediada foram relatados com o uso de estatinas. A medicação também pode causar alterações hepáticas com elevação transitória das enzimas do fígado, sendo necessário cautela em pessoas que consomem álcool. Houve aumento de HbA1c e glicemia em jejum durante o uso, além de necessidade de ajuste de dose em pacientes com insuficiência renal. Ainda não há evidências de que pitavastatina cálcica reduza morbidade e mortalidade cardiovascular. É contraindicada na gravidez (categoria X) por risco de danos ao feto e malformações, devendo ser descontinuada se a paciente engravidar, e também não deve ser usada durante a amamentação. Mulheres em idade fértil devem utilizar métodos contraceptivos eficazes durante o tratamento. A segurança e eficácia não foram estabelecidas para crianças, e embora não haja diferença significativa em idosos, maior sensibilidade individual não pode ser descartada. Não há evidências de comprometimento na capacidade de dirigir ou operar máquinas, mas pode ocorrer tontura e sonolência. O medicamento contém lactose e deve ser usado com cautela em pacientes com intolerância.
Ficha técnica
- EAN
- 7896112405832
- SKU
- docas__SC__7896112405832
- Peso (kg)
- 0.1
- Marca